Importância da análise do contexto da organização

Para quem já conhece a nova versão da ISO 9001:2015, na cláusula 4, especificamente os itens 4.1 “Entendendo a organização e seu contexto” e o 4.2 “Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas (4.0 – Context of the organization 4.1 Understanding the organization and its context and 4.2 Understanding the needs and expectations of interested parties), parece que está começando a ter efeitos significativos sobre a importância da certificação desta norma nas empresas e organizações. Segundo o consultor de sistemas de gestão e Diretor da S2A2S Limited, do Reino Unido, Paul Simpson, o benefício pode ser duplo.

Inicialmente no primeiro benefício, esses itens exigem que a organização deve avaliar o “contexto” do seu negócio, o seu ambiente operacional, os requisitos das partes interessadas como os clientes, funcionários, acionistas, controladores, agentes reguladores e público em geral. Essa não é uma tarefa simples. Isso exige um esforço gerencial muito grande, mas permite que a organização se adapte com maior rapidez às exigências do mercado, atualmente em constantes mudanças. Este requisito colocado na última versão da norma ISO 9001 começa a ter efeitos positivos na gestão da organização porque desafia os gestores a ter uma percepção no dia a dia do negócio. Lembrem-se: vivemos numa época de gestão da incerteza. Não sabemos o que vai acontecer nos próximos minutos!

O segundo benefício é que os organismos acreditadores, conhecidos como OA (aqui no Brasil, por exemplo o INMETRO, no Reino Unido, a UKAS), estão exigindo que os organismos de certificação de terceiros, conhecidos como OC (BVC, SGS, BSI, DNV, BR TÜV, por exemplo empresas certificadoras atuando no Brasil) demonstrem como os seus auditores são considerados competentes para avaliar esses novos itens da norma. Entender esse item, que é logo o primeiro da nova norma ISO 9001, versão 2015, é fundamental para o desempenho da auditoria. O Sr. Paul Simpson, (eu o sigo no LinkedIn) cita como exemplo uma auditoria em uma empresa que comercializa vinhos no varejo. Para ele ser competente como auditor e avaliar a adequação de um sistema de gestão da qualidade da organização, ele precisa estar ciente das expectativas de um produtor de vinho fornecendo para o setor de varejo do Reino Unido. Isso exige que o auditor entenda códigos e normas relevantes do setor, requisitos de HACCP, normas de controle de alimentos e bebidas, legislação de varejo e como os grandes varejistas operam. Se por acaso o auditor não entender isso, ele não será competente para realizar tal auditoria. Em 2015, realizei uma auditoria em uma empresa fornecedora para o setor automotivo no Reino Unido e também acompanhei alguns ensaios de qualidade, quando puder perceber que cada cliente de marca líderes do mercado de carros e fornecedores críticos tem expectativas e formas de perceber o contexto de modo bem distinto.

Percebemos então que estamos numa rede de fornecedores com organismos de acreditação, organismos de certificação, empresas certificadas e clientes unidos em um sistema de conformidade único que exige credibilidade, e entender o “contexto” é a chave de uma boa auditoria.

Luiz Quaglia, 30/12/2016.

Anúncios

Sobre Biotopos

Biólogo, auditor de sistemas de gestão certificados (ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001, NBR 14789 - CERFLOR, NBR 14790 - CERFLOR CoC, FSC CoC e MSC-ASC CoC). Mestre em produção-ecologia aquática (UFBA, 1993), especialista em tecnologia ambiental em industrias florestais (Suécia, 1996), pós-graduação em Gestão Empresarial e Responsabilidade Social (IBPEX, 2007), Coach e Mentor (Sistema ISOR) e Terapeuta Transpessoal, com abordagem transdisciplinar. Estudioso de Biologia Cultural (Maturana e X. Dávila), Psicologia e Ecologia Integral (K. Wilber - AQAL) e das disciplinas das ciências da complexidade (E. Morin). Proprietário da empresa de consultoria em gestão ambiental e sustentabilidade - Biotopos.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s